OVNIS ONTEM , NA BUSCA DA VERDADE

NASA confirma a existência de água líquida na superfície de Marte. Possibilidade da existência de vida aumenta





A NASA anunciou hoje que a água ainda flui na superfície de Marte, em certas épocas do ano, o que significa, como indicado pela própria agência espacial, que há um potencial para a existência de vida no planeta vermelho. Porém, esta vida seria microscópica.
De acordo com John Gunsfeld, administrador associado para o Diretorado de Missões Científicas da NASA, “a existência de água no estado líquido, mesmo sendo super salgada, fornece a possibilidade de, se existir vida em Marte, termos uma forma de descrever como ela poderia sobreviver.”
Usando uma câmera abordo da sonda Mars Reconnaissance, os pesquisadores confirmaram que a água flui, dependendo da estação do ano.  Este fluxo já havia sido detectado anteriormente, mas não tinham certeza de que era água.
Água escorrendo nas encostas de montanhas em Marte (Credito: NASA)
Água escorrendo nas encostas de montanhas em Marte (Credito: NASA)
Segundo os cientistas da NASA, a alta salinidade da água permite com que a ela fique no estado líquido a temperaturas muito mais baixas, e também ajuda com que ela não evapore na fina atmosfera de Marte.
Ainda não se sabe de onde vem a água.  As teorias incluem a liquefação, o derretimento de água subterrânea, ou até mesmo um aquífero que alimenta este processo.  A descoberta do que realmente está causando este fenômeno é um mistério para próxima etapa de investigação, disse Michael Meyer, cientista chefe para o Programa de Exploração de Marte, da NASA.
Embora a descoberta tenha aumentado as chances para a existência de vida em Marte, ainda não há comprovação disso.  A pesquisadora Mary Beth Wilhelm disse que “os resultados sugerem condições mais habitáveis próximas à superfície de Marte, do que se pensava anteriormente”.
Já,  Alfred McEwen, diretor da equipe da câmera de alta revolução HiRISE, abordo da sonda da NASA, disse estar bem confiante de que a vida um dia será encontrada em Marte.
“É muito provável, eu penso, que há vida em algum lugar da crosta de Marte; micróbios”, disse ele.
 Jim Green, diretor de ciência planetária da NASA, disse que a descoberta coloca a NASA em condições perfeitas para procurar por essa vida.
“Não temos sido capazes de responder à questão, ‘Há vida além da Terra?’ “ disse Green. “Mas procurar pela água é um elemento crítico para isso.  Agora temos, eu penso, uma grande oportunidade para estarmos no local certo em Marte e investigarmos isto por completo.”