- Independentemente de estarem ou não UFOs realmente caíram para a Terra, não pode haver dúvida de que mencionar as palavras "caiu" e "UFO" na mesma frase, inevitavelmente, traz o polêmico Roswell, Novo México assunto julho 1947 a mente. Mas, existem inúmeros outros casos no arquivo que poderia, talvez, ser chamado de "irmãozinhos" de Roswell. E mesmo que, como as pessoas podem saber dos meus Body Snatchers no deserto de livro, eu não sou um grande fã particularmente de casos de OVNI caiu, há alguns que até mesmo eu ainda acho muito intrigante, incluindo o seguinte ...
A gênese do caso em questão parecia vir de um telegrama Departamento de Estado dos EUA transmitida a partir da embaixada americana em La Paz, Bolívia, para o Secretário de Estado dos EUA, Washington, DC, em 15 de Maio de 1978. SubtituladoRelatório caído objeto espacial , ele detalhou acontecimentos estranhos então em marcha na Bolívia.
Começava assim: "Os jornais bolivianos realizada esta manhã um artigo sobre um objeto não identificado que, aparentemente, recentemente caiu do céu. O objeto foi descoberto perto da cidade boliviana de Bermejo e foi descrito como ovo em forma, metal e cerca de quatro metros de diâmetro. A Força Aérea da Bolívia pretende investigar para determinar que o objeto poderia ser e de onde ele veio. Eu expressei o nosso interesse e vontade de ajudar. Eles vão aconselhar. "
O autor do relatório acrescentou, com algum significado:. "Request a verificação de departamento com agências apropriadas para ver se eles podem lançar alguma luz sobre o que este objeto pode ser a região geral teve mais do que a sua quota de relatos de OVNIs na semana passada . Solicite uma resposta o mais rápido possível. "
O Departamento de Estado não foi o único ramo do governo que se interessou no caso, como um relatório da CIA - também de 15 de Maio 1978 - torna bem claro:
"Muitas pessoas nesta parte do país afirmam que viram um objeto que parecia uma bola de futebol caindo atrás das montanhas na fronteira argentino-boliviano, causando uma explosão que sacudiu a terra. Isto ocorreu no dia 6 de maio. Naquela época algumas pessoas em San Luis e Mendoza províncias relatou ter visto um disco voador esquadrão voando em formação ".
A CIA continuou: "A notícia de Salta confirma que o satélite artificial caiu sobre Taire montanha na Bolívia, onde já foi localizado pelas autoridades. As mesmas fontes disseram que a área onde o satélite artificial caiu foi declarada uma zona de emergência pelo governo boliviano ".
Datada de 16 de Maio de 1978, intitulado Relatório de Conflitos em Detalhes do objeto caído , um segundo documento da CIA diz assim:
"Recebemos um telefonema de nosso público, solicitando a confirmação de relatos de que um objeto não identificado caiu em território boliviano, perto da fronteira com a Argentina. Só podemos dizer que o argentino e estações de rádio uruguaios estão relatando sobre isso ainda mais freqüentemente, dizendo que as autoridades bolivianas urgentemente requerida a assistência de os EUA National Aeronautics and Space Administration, a fim de determinar a natureza do que caiu em uma colina na Bolívia território. "
E a história progrediu assim, disse que a CIA: "Apenas alguns minutos atrás Radio El Espectador de Montevidéu anunciou que havia incerteza quanto à verdade desses relatórios. Fontes argentinas indicou que a fronteira com a Bolívia tinha sido fechada, mas que em breve poderá ser reaberto. Eles também relataram que um objeto não identificado caiu em solo boliviano, perto da fronteira com a Argentina e que as autoridades bolivianas locais tinham solicitado ajuda do governo central, que, por sua vez, tinha procurado a ajuda de os EUA National Aeronautics and Space Administration para investigar o caso. "
Então, as coisas ficaram ainda mais curiosos, como a CIA deixou bem claro: "Um jornal La Paz, disse hoje que há um grande interesse em aprender sobre a natureza do objeto caído, acrescentando que as autoridades locais por razões de segurança isolaram 200 km em torno da local onde o objeto caiu. O objectivo é dito ser um dispositivo mecânico com um diâmetro de cerca de 4 metros, que já foi submetido a Tarija. Não há interesse em determinar a exactidão dos mesmos relatórios que se espalharam rapidamente por todo o continente, especialmente na Bolívia e seus países vizinhos. É um satélite, um meteorito, ou um alarme falso? "
Uma leitura dos arquivos tanto da CIA e do Departamento de Estado revela que em 18 de Maio 1978, a Embaixada dos EUA em La Paz novamente encaminhado um telegrama ao Secretário de Estado, Washington, DC. SECRET, o telegrama divulgado o seguinte:
"Informações preliminares fornecidos tem sido verificado com as agências governamentais apropriadas. Nenhuma correlação direta com objetos espaciais conhecidos que pode ter re-entrou na atmosfera da Terra perto de 06 de maio podem ser feitas; no entanto, continuamos a examinar todas as possibilidades. Sua atenção é convidado a Estado Airgram A-6343, Julho 26, 1973, que fornece informações e orientações de fundo para lidar com objetos espaciais que foram encontrados. Em particular, qualquer informação relativa às observações de pré-impacto, a direção da trajetória, o número de objetos observados, o tempo de impacto e uma descrição detalhada, incluindo quaisquer marcas seria útil. "
Seis dias mais tarde, uma comunicação foi transmitida de os EUA Escritório Adido de Defesa em La Paz para uma variedade de agências militares e governamentais dos EUA, incluindo o NORAD, a Força Aérea dos EUA, e do Departamento de Estado. Seu conteúdo são uma leitura intrigante:
"Este escritório tentou verificar as histórias postas adiante na imprensa local. O Chefe do Estado Maior da Força Aérea Boliviana disse DATT / AIRA esta data que os aviões da FAB voaram sobre a área onde o objeto deveria ter desembarcado e em sua busca eles desenharam um espaço em branco. Além disso, DATT / AIRA falou esta data com o comandante do exército boliviano e ele informou DATT que busca o partido do exército dirigido para ir para a área para encontrar o objeto tinha encontrado nada. O Exército concluiu que não pode ou não ser um objeto [sic], mas até agora nada foi encontrado. "
Então o que exatamente aconteceu naquele dia fatídico de volta maio 1978? Embora os registros do governo dos EUA certamente disponíveis apontam para a probabilidade de que algo fora do comum ocorreu, eles também levantam mais perguntas.
O relatório da CIA de 15 de maio de 1978, afirmou claramente que o objeto havia caído no chão em Taire Montanha, na Bolívia, e tinha "já foi localizado pelas autoridades." Além disso, no dia seguinte, a CIA soube que o objeto tinha "sido levado a Tarija. "Em contraste, o Exército boliviano e da Força Aérea aconselhou os EUA Adido de Defesa do Office que sua busca pelo objeto misterioso tinha desenhado um foi encontrado vazio e nada. Foi a CIA mal informado, ou foram os bolivianos manter o Departamento de Estado no escuro? Independentemente disso, as respostas a essas perguntas, a história não termina aí.
Tentativos rumores informações areia sugerem que o objeto pode ter recuperado por autoridades norte-americanas, e que tanto a CIA ea NASA desempenharam papéis-chave no caso. Em junho de 1979, a caiu ufólogo / autor Leonard Stringfieldfoi contactado por um investigador argentino, Nicholas Ojeda, que tinha alguns dados interessantes para transmitir em relação ao acidente. De acordo com Ojeda: "Não há um relatório de um grupo de investigadores que desapareceu misteriosamente na área. Eu realmente acho que algo grande aconteceu em Salta.NASA investigado, mas não havia nenhuma notícia dele. Eu tenho que dizer-lhe que em La Paz, na Bolívia, um enorme Hércules C-130 realizado "algo" da área onde o OVNI caiu. "
Além disso, a pesquisa de Stringfield levou a uma revelação de que uma fonte da CIA conhecido do pesquisador Bob Barry confirmou que o vôo C-130 ocorreu e que ele estava a bordo da aeronave. "Sem comentários", foi a resposta que recebeu Barry quando a questão da carga da aeronave foi levantada.
Infelizmente, os dados disponíveis ainda não responde a essa pergunta crucial: O que foi que caiu em Bermejo, Bolívia maio 1978? Parece pouco provável que o objeto era um meteorito, principalmente por causa da descrição dada no Departamento de telegrama de Estado de 15 de Maio: "O objeto estava ... em forma de ovo, metal e cerca de quatro metros de diâmetro."
Qual a possibilidade de que o objeto tinha sido um satélite feito pelo homem ou de foguetes-booster? Mais uma vez, essa teoria foi posta em dúvida pelo Departamento de telegrama secreto de Estado de 18 de Maio, que afirmou claramente que: "Não correlação direta com objetos espaciais conhecidos que podem ter entrado na atmosfera da Terra perto de 06 de maio podem ser feitas."
Além disso, o que dizer da declaração da CIA que, "as pessoas em San Luis e as províncias de Mendoza relatou ter visto um disco voador voando em formação esquadrão", e do Departamento de Estado da revelação de que, "a região em geral teve mais do que a sua quota de relatórios de UFOs na semana passada? "
Confrontado com este corpo de evidências oficial, que pode ser sábio para pensar seriamente este caso estranho, mas, intrigante. UFO, satélite, foguete-booster, ou algo mais? Tempo pode um dia dizer. Ou, como em Roswell, a história pode se tornar apenas mais um ufológico Jack, o Estripador - a saga de décadas preenchido com inúmeras teorias, mas - devido à longa passagem do tempo - um sem provas concretas para apoiar qualquer dessas mesmas teorias. Vamos ver ... talvez ...
Nenhum comentário :
Postar um comentário