OVNIS ONTEM , NA BUSCA DA VERDADE

Cratera misteriosa surge em fundo de lago nos EUA


Mais uma, numa série de anomalias que estão ocorrendo pelo mundo todo.  A notícia abaixo foi publicada hoje no site noticias.uol.com.br:
  • Stuart Johnson/Deseret News/AP
    Cratera no fundo de lago usado para irrigação em Circleville, nos EUA
    Cratera no fundo de lago usado para irrigação em Circleville, nos EUA
Uma cratera surgiu repentinamente no fundo de uma lagoa em Circleville, região rural de Utah, nos EUA. A água da lagoa é utilizada para alimentar sistemas de irrigação de plantações. O buraco circular dentro da água deixou agricultores e especialistas perplexos, sem explicações definitivas para a origem do fenômeno.
O agricultor Gary Dalton descobriu a cratera quando a água da lagoa estava baixa, em fase final de drenagem. Ele conta, em reportagem ao site americano Deseret News, que notou círculos concêntricos no leito do lago. Segundo Dalton, o círculo da borda da formação alcançava cerca de 25 metros de diâmetro.
A cratera, que pode ser observada em fotos aéreas, é rodeada por algas e possui uma pequena cavidade em seu centro, formando algo que lembra a boca de um vulcão.
Especialistas do serviço geológico de Utah que examinaram o local levantaram uma série de hipóteses para explicar o fenômeno. Inicialmente, cogitaram que a cratera poderia ter sido causada por uma nascente de água ou por gás natural formado pela decomposição de material orgânico no subsolo. As hipóteses foram afastadas após se constatar que nenhuma delas seria possível no local.
Familiares de Gary Dalton também criaram suas próprias teorias, cogitando, por exemplo, que a cratera teria sido aberta pela queda de um meteoro.
Na análise feita pelos técnicos, constatou-se que a cavidade central da cratera estava praticamente fechada, com profundidade entre 17 e 50 cm. Para o geólogo Bill Lund, a cratera entrou em colapso, fechando a abertura central.
A hipótese mais provável levantada pelos especialistas é de que o peso da água sobre a lagoa, que foi drenada e reabastecida mais de uma dúzia de vezes nos últimos dois anos, compactou ar e água sob o solo, que erodiu em forma de uma pequena erupção. “O peso da água forçou a saída de ar e um pouco de água presa sob solo, criando essa coisa”, diz Lund.

Nenhum comentário :

Postar um comentário