De acordo com o site br.noticias.yahoo.com, os cientistas chineses estão trabalhando para evitar um possível choque do asteroide Apophis com a Terra, que poderia ocorrer em 2036. O projeto, que possui dimensões gigantescas, almeja pousar uma sonda naquela rocha espacial para desviar sua rota, diminuindo ainda mais o risco de choque, que hoje é de 1 em 12 milhões.
A Academia de Ciências da China estaria tentando criar uma sonda, a qual, em 2029, pousaria na superfície de Apophis, que tem 325 metros de diâmetro e 46 milhões de toneladas.
Ji Janghui, professor do Observatório Montanha Púrpura, disse: “Se conseguirmos pousar nossa sonda no asteroide, isso permitirá que os engenheiros e cientistas tomem medidas para mudar sua rota. Assim poderíamos dizer que qualquer risco de colisão será evitado“.
A ideia por detrás do processo é a de pousar no asteroide, perfurar sua superfície e coletar amostras do solo. Apesar dos riscos baixos de colisão, se este asteroide chocasse com a Terra, ele teria o efeito de 100 mil bombas atômicas.
Fonte: br.noticias.yahoo.com
Nenhum comentário :
Postar um comentário