OVNIS ONTEM , NA BUSCA DA VERDADE

Antigo sistema planetário pode ter a chave da vida extraterrestre


espaço, Sistema Solar, vida

A descoberta, feita como parte de um novo estudo publicado pela revista científica Astrophysical Journal, sugere que a vida antiga no nosso universo é mais provável do que se pensava anteriormente, escreve o The Los Angeles Times.

"Isso sugere que planetas dos sistemas antigos são possíveis", disse Sarbani Basu, um professor de astronomia na Universidade de Yale e um dos autores do artigo. "E se esses planetas estão na zona habitável, então é possível que pudesse existir a vida muito antiga."
A estrela conhecida como Kepler-444 foi formada num período inicial de nosso universo, quando elementos mais pesados do que o hidrogênio e o hélio eram mais escassos do que quando o nosso Sol nasceu há 4,6 bilhões de anos.
Mesmo que os cinco planetas que a orbitam estejam demasiado perto de sua estrela-mãe para abrigar a vida, o estudo indica que um planeta parecido com a Terra poderia ter existido no início do universo.
"Este sistema nos diz que os planetas estavam se formando em torno de estrelas quase sete bilhões de anos antes de nosso próprio Sistema Solar", disse Steve Kawaler, professor da Iowa State University e co-autor do estudo.