OVNIS ONTEM , NA BUSCA DA VERDADE

Afinal, é um meteoro ou um objeto artificial que está em rota de colisão com a Terra?

lixo espacial ao redor do planeta
Lixo espacial ao redor do planeta. Seria isso? Crédito: ESA
Foi publicada uma nota sobre um “meteoro” que está em rota de colisão com a Terra.  Contudo, há uma questão que está intrigando muita gente. Muitos sites estão dizendo que não se trata de um meteoro, mas sim de lixo espacial.  Que tipo de lixo espacial estaria a tão grande distância da Terra e agora sua órbita o traz direto em nossa direção?
O site rt.com publicou que “os cientistas não têm uma ideia clara do que seja este objeto, a não ser o fato de que ele provavelmente possui uma origem artificial“.“É um pedaço perdido de história espacial que está voltando para nos assombrar”, disse Jonathan McDowell, um astrofísico do Centro Harvard-Smithsoniano para a Astrofísica, para a Nature.
O objeto foi detectado pelo Catalina Sky Survey, que é um laboratório de observação da Universidade de Tucson.  De acordo com informações publicadas na Internet, os cientistas examinaram imagens antigas de telescópios e notaram que o objeto tem estado presente desde 2012.  Então, eles calcularam a órbita do objeto, o qual tem circulado a Terra dentro de uma órbita maior do que a da Lua, e deduziram que seria um pedaço de lixo espacial colocado lá pelo próprio homem.
MacDowell disse à revista Popular Mechanics que o objeto é oco. Segundo seus cálculos “a coisa é oca, como seria um estágio vazio de foguete.”
“Assim, ele tem o tamanho certo e as propriedades, e está numa órbita que seria surpreendente para um objeto natural (viajando ao redor do sistema Terra-Lua) mas onde sabemos que há um monte de pedaços de lixo espacial.”
Os astrofísicos estariam até mesmo cogitando que o objeto fazia parte de uma das missões Apolo, que levaram os astronautas estadunidenses até a Lua.  Contudo, provavelmente nunca descobrirão ao certo, pois o objeto denominado WT1190F deverá se consumir em chamas ao entrar na atmosfera terrestre.
“Ele está vindo rapidamente e ficará muito quente – é possível que algumas peças, digamos um motor de foguete, sobreviva ao impacto com o oceano”, disse McDowell.
local previsto da queda do wt1190f
Local previsto da queda do objeto WT1190F
Os cientistas dizem que, apesar deste ser o primeiro caso de um objeto artificial estar sendo monitorado vindo de longe para a Terra, o WT1190F não é o único que pode retornar. Segundo eles, entre todo o lixo espacial há 86 objetos desconhecidos que cruzam a órbita lunar, a maioria sondas ou partes de foguetes.
Seja como for, esperemos que o ponto de contato com o planeta previsto pelos cientistas, que é no mar ao sul de Sri-Lanka, esteja correto e ele não caia numa área que possa causar danos de qualquer tipo.