OVNIS ONTEM , NA BUSCA DA VERDADE

Divulgado primeiro trailer de filme sobre Stephen Hawking



Stephen Hawking: atualmente com 72 anos, ele é considerado um dos cientistas mais famosos desde Einstein (Getty Images/VEJA)

O longa tem estreia prevista no Reino Unido para o dia 2 de janeiro de 2015

O primeiro trailer do filme sobre a vida de Stephen Hawking foi divulgado nesta quarta-feira. O longa vai se chamar The Theory of Everything (A teoria de tudo, em tradução livre) e será dirigido por James Marsh, conhecido por O Equilbrista.

A trama trata do romance do físico inglês, interpretado por Eddie Redmayne (Os Miseráveis e Sete Dias com Mariyn), com Jane Wilde (Felicity Jones, de O Espetacular Homem-Aranha 2), estudante de artes e sua colega na Universidade de Cambridge, e do diagnóstico, dado quando ele tinha 21 anos, da doença de Lou Gehrig (também conhecida como esclerose lateral amiotrófica).

O filme tem estreia prevista para o dia 2 de janeiro de 2015 no Reino Unido. Atualmente com 72 anos, Hawking é considerado um dos cientistas mais famosos desde Einstein.

Biografia — Hawking é o filho mais velho de uma família excêntrica que dirigia um táxi e saía de férias em antiquado trailer de viagens. Foi criado em um ambiente de muita leitura, com muitos jantares em que os familiares em silêncio se debruçavam sobre livros. Assim como Einstein, com quem é frequentemente comparado, Hawking passou pelo ensino fundamental sem destaque. Era o terceiro pior da turma. Porém, como muitos físicos, era obcecado pelo universo e suas questões mais fundamentais, como seu início e fim.

Quando finalmente se inscreveu no exame de seleção da Universidade de Oxford foi aceito com uma bolsa. Durante o período universitário, a partir de 1962, Hawking dedicou boa parte do tempo liderando a equipe de remo. Apesar da pouca atenção que dedicava à graduação, conseguiu passar nas provas finais e garantiu uma bolsa para estudar o doutorado em Cambridge. Durante o primeiro ano, com 21 anos, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que paralisou todos os movimentos de seu corpo ao longo dos anos. Os médicos deram a Hawking somente dois anos de vida.

Superação — Apesar disso, ele não abriu mão de sua carreira e, em 1979, passou a ocupar a cadeira de professor lucasiano - nome que se dá a uma cátedra de matemática em Cambridge -, ocupada por ninguém menos que Isaac Newton. Em 2007, Hawking participou de um voo antigravidade em um Boeing 727. A experiência dá aos passageiros a sensação de gravidade zero, como se estivessem no espaço. O físico adorou o voo. "A humanidade não deveria ter todos os seus ovos em apenas um cesto ou um planeta", disse em entrevista a uma rede de televisão logo após o voo. No ano passado, o autor de Uma Breve História do Tempo e diretor do Centro de Pesquisa Cosmológica de Cambridge, na Inglaterra, declarou que gostaria de viajar ao espaço.