OVNIS ONTEM , NA BUSCA DA VERDADE

Robô subaquático está sendo testado pela NASA para a exploração de mundos aliengíenas


Cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA estão testando uma versão inicial de uma sonda subaquática que poderia um dia ser usada para a pesquisa de vida extraterrestre na exploração dos oceanos abaixo da superfície congelada de mundos alienígenas.
BRUIE
O protótipo BRUIE da NASA. (Credito: NASA/JPL-Caltech)
Time Magazine explica que este protótipo, chamado de Buoyant Rover for Under-Ice Exploration (BRUIE) é operado através de um link por satélite e projetado para se ‘agarrar’ na parte de dentro do gelo com suas rodas metálicas, transmitindo as leituras de volta aos cientistas e avaliando se as águas hospedam outras formas de vida.
O astrobiólogo da NASA, Kevin Hand, disse ao National Geographic que, “é a primeira vez que um veículo subaquático, ‘subgelo’ e sem conexões físicas é operado através de um link de satélite”.
Uma equipe de cientistas recentemente testou o BRUIE nos lagos congelados do Alasca.  Mas, no final, os cientistas querem enviar a sonda para um mundo gelado, como a lua Europa de Júpiter.
Europa ocean
Ilustração artística do oceano sob a superfície congelada de Europa, uma das luas de Júpiter. (Credito: NASA/JPL-Caltech)
A sonda alcançou a água no Alasca com relativa facilidade, por intermédio de uma perfuração através de 30 cm de gelo.  Alcançar o oceano abaixo do gelo na lua Europa será muito mais difícil, sendo que os especialistas acreditam que a camada de gelo naquele mundo tenha mais de 40 km de espessura.
Os especialistas acreditam que Europa tenha de duas a três vezes o volume de água de todo o líquido da Terra.  Devido a esse volume de água, Hand e outros astrobiólogos acreditam que Europa “forneça um lugar incrivelmente convincente para a procura de uma segunda origem independente de vida, e seja um lugar onde poderíamos encontrar formas de vida que estão vivas agora, hoje.
BRUIE
O protótipo BRUIE da NASA em ação. (Credito: NASA/JPL-Caltech)
Embora esta tecnologia para a procura de vida alienígena esteja atualmente sendo testada, o lançamento de tais tecnologia até luas como a Europa ainda teremos que esperar uma década para sua implementação.