Quando o fitoterapeuta Li Ching-Yuen morreu em 1933, todos os jornais do mundo relatou a notícia de sua morte. De acordo com seu próprio testemunho, ele era 197 anos de idade. Na verdade, os documentos oficiais do governo ter gravado o ano de seu nascimento em 1677, tornando-o 256 anos de idade. Aqui está uma cópia do aviso de morte, como afirmado no New York Times 06 de maio de 1933.
Peiping, 05 de maio - Li Ching-Yuen, um residente de Kaihsien na província de Sichuan, que disse que ele era um dos homens mais velhos do mundo e nascer em 1736 - o que lhe daria 197 anos - morreu hoje.
A expedição chinesa de Chungking, anunciando a morte do Sr. Li disse que ele atribuía sua longevidade a paz de espírito e que era a sua crença de que todos pudessem viver pelo menos um século pela realização de calma interior.
Em 1930, foi indicado pelo professor Wu Chung-chien, Dean da Educação da Universidade de Minkuo que os documentos mostram que Li nasceu em 1677 e que o governo chinês havia lhe parabenizado por sua 50 e 200 aniversários.
Um correspondente do New York Times escreveu em 1928 que a maioria mais velha no distrito de homens Li tinha afirmado que seus avós o conhecia e ele era então um homem muito velho e cultivado.
De acordo com as histórias geralmente reconhecido em sua província. Li foi capaz de ler e escrever muito jovem, e tem viajado extensivamente como um fitoterapeuta em Gansu, a Shansi, Tibete, Annam, Siam e Manchúria. Durante os primeiros cem anos de sua vida ele recolheu ervas nestas províncias. Em seguida, ele passou a vender ervas coletadas por outros.
Wu Pei-fu, o senhor da guerra, levou Li em sua casa para aprender o segredo da vida lorqu'il foram 250 anos. Ele teria dito que o segredo para a longevidade foi baseado em um princípio simples: "Tenha um coração calmo, sentar como uma tartaruga, dormir como um cão", é o seu conselho para uma vida longa Ele teria enterrado 23 esposas e 180 filhos. .
Existe um limite para a expectativa de vida humana?
A questão da duração máxima do ser humano, do ponto de vista biológico, está longe de ser resolvida.Os cientistas há muito se convenceram de que a vida humana tinha um intransponíveis biológicos-limite cerca de 120 anos-provavelmente geneticamente programados em nossa espécie.
A opinião da maioria foi-se quase um dogma, mas esta, como muitas certezas que nós pensamos definitiva nas ciências da vida, é seriamente questionada nos últimos anos, especialmente com o caso de Jeanne Calment, que morreu na 122 anos e é a pessoa que viveu a maior cujo nascimento foi estabelecida com certeza.
Outros muitos casos, especialmente nos países menos desenvolvidos, cuja idade não poderia ser certificada sem sombra de dúvida, são frequentemente sujeitos a controvérsia, alguns exemplos:
Link adicional: