OVNIS ONTEM , NA BUSCA DA VERDADE

O que tem no lado escuro da Lua?

O que tem no lado escuro da Lua?

Nas várias missões ao lado escuro da Lua foram descobertas várias coisas e a principal delas é que a Lua não tem um lado escuro.  Na imagem: foto da 1ª missão ao "lado escuro" da Lua, feita pela sonda soviética Luna, em 7 de outubro de 1959.
Este mito sobre o lado escuro da Lua surgiu porque há um lado da lua que nunca é visível da Terra. Então ela tem, na verdade, um lado oculto para quem olha da Terra.
Na verdade este “lado escuro” recebe mais luz do sol do que o resto da Lua, pois esta parte nunca sofre eclipses (onde, como sabemos, a sombra da Terra encobre a Lua).
Já no lado visível do nosso satélite natural, a maior parte da iluminação é luz refletida da Terra.
Mas não há nada demais lá, além de uma variação de terrenos. Enquanto a parte que fica virada pra Terra é mais “lisa” e cheia de planícies, o lado oculto é mais esburacado e cheio de crateras, que são causadas pelo impacto de asteroides.
Mas interessante, por que este lado nunca é visível da Terra?Porque ao longo dos bilhões de anos, a interação gravitacional entre o nosso planeta e o nosso satélite natural, forçou uma sincronização entre rotação e translação da Lua.
A Lua leva exatos 27 dias, 7 horas, 43 minutos e 11 segundos tanto para girar inteiramente sobre o seu eixo (rotação), quanto para dar uma volta em torno da Terra (translação).
Para entender melhor, vamos propor um exercício prático: Fique de frente para um objeto e tente dar uma volta completa em torno dele na mesma velocidade em que gira em torno de si próprio. Se as velocidades estiverem corretas, você nunca dará as costas para o objeto.




Nenhum comentário :

Postar um comentário